COM O PÉ NA COMUNIDADE

Um comentário:

  1. É com grande alegria que deixamos a nossa contribuição neste blog.
    Como não deixaria de ser, este foi o ícone que primeiro chamou a minha atenção: Com o pé na comunidade.
    Trabalho na Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque - Bairro Novo – Olinda há 17 anos. A clientela que atendemos é dos bairros: Amaro Branco, Bultrins, Bairro Novo, Monte e Bonsucesso. Como nossa maior demanda é do Bairro Amaro Branco, desenvolvemos um projeto com tema: “Amaro Branco, viaje na sua beleza”. Tendo surgido a partir da necessidade de conhecermos melhor a comunidade que atendemos, e também após realizarmos no início do ano letivo o debate sobre O Dia da Escola (19/03), no qual utilizamos 03 perguntas: O que fizemos? O que temos? O que queremos? Daí surgiu a ideia de realizarmos diagnóstico, visitação e releitura do bairro.
    Construímos este projeto coletivamente, desde o título, onde os (as) alunos (as) opinaram e elegem em sala de aula, até as ações desenvolvidas durante visitações aos pontos turísticos, culturais, comerciais, personagens de destaque na comunidade (bonequeiro, coquistas, tapioqueiras, profissionais liberais, moradores (as) antigos (as), benzedeiras).
    Ao retornarem para as salas de aula os (as) alunos (as) faziam a releitura do bairro com um novo olhar para a sua comunidade. Como culminância, realizamos a Feira de conhecimentos, expondo os materiais construídos, tendo como destaque a maquete interativa, onde os (as) visitantes, moradores (as) ou não, podiam conhecer ou reconhecer o Bairro do Amaro Branco.
    Nosso projeto foi homenageado pelo Instituto da Cidadania - Prêmio Construindo a Nação e ficou entre os dez classificados no Prêmio Anita Paes Barreto - Secretaria de Educação de Olinda, ambos em 2010.
    Com este projeto observamos o prazer dos (as) estudantes em falar, debater e pesquisar o que de fato conhecem: a sua vivência.
    Não compreendemos, mais, a escola trabalhando isoladamente. É necessário o envolvimento da família e da comunidade local na vida escolar do bairro. E vice-versa. A escola precisa favorecer esta aproximação, não apenas trazendo a comunidade para dentro da escola, mas também levando a escola para a comunidade.
    "É necessário toda uma aldeia para educar uma criança". Provérbio Africano.

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